Adsense

Fora da Igreja existe salvação?

Fora da Igreja existe salvação?

Para alguns essa pergunta pode ser absurda, mas não é, pois o corpo de Cristo Jesus é a sua Igreja, e só podemos ser salvos por ela sendo ela mesma o corpo de Cristo Jesus, a Igreja não é simplesmente os membros.

Não se pode definir Igreja, pois se a definimos ela se limita ao que definimos, irei falar algumas caraterísticas da Igreja, sendo essas características insignificantes diante do mistério que é a definição de Igreja:

  • Igreja é a perpetuação do poder salvífico de Cristo Jesus até que Ele venha.
  • A Igreja é constituída de membros, sejam eles ministros ordenados, ou leigos, mas nós estamos inseridos na Igreja e somos o fim ultimo de Cristo Jesus em seu plano de salvação, mas mesmo assim não somos a “Igreja”, e isso deve estar bem claro em nós.
  • A Igreja é a vontade de Deus, para não apenas anunciar a salvação, mais a Igreja é a própria salvação, pois por Cristo Jesus é que vem a salvação, e a Igreja é seu corpo, e fora do corpo não há “salvação”.



Alguns querem transformar a Igreja em algo metafórico, limitado e ineficaz, porém a Igreja têm identidade, forma, organização, poder, glória, direito, e referente ao último, “direito”, ele é não arrogado mais um direito dado e que não pode ser retido, retirado, limitado e vilipendiado por nenhuma “seita”.

Como afirmei, não podemos definir de forma finita e simples a “Igreja”, mas em uma frase posso dizer onde se encontra ela:

“Igreja Católica apostólica Romana”

Assim como o texto bíblico de Hb 5, 4; o direito e poder dados aos bispos não é arrogado, ou seja, eu me arrogo o direito como eu fosse dono desse direito, daí o termo "arrogância".

"Ninguém arroga a si mesmo esta honra, ela é recebida por chamamento de Deus, como se sucedeu a Aarão". HEBREUS. In: Bíblia Tradução Ecumênica – TEB. São Paulo, Paulinas e Loyola, 1995.

Assim falaram:









Assim afirmava João Paulo II:

"A Igreja é, antes de tudo, um mistério".

Na integra da frase diz:

"
A Igreja é, antes de tudo, um mistério – este é o primeiro traço –, resposta a um Desígnio amoroso e salvífico do Pai, prolongamento da missão do Verbo Encarnado, fruto da ação criadora do Espírito Santo. por isso, não pode ser definida e interpretada a partir de categorias puramente racionais (sócio-politicas ou outras), produto de um saber meramente humano. Faz parte do seu mistério ser: santa, embora feita de pecadores; peregrina, contemplativa na ação e ativa na contemplação; escatológica, primícias do Reino embora não sua plenitude e consumação; mutável nos seus acidentes e imutável no seu ser e na sua missão".

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DOS BISPOS DO BRASIL

E com as palavras atributadas a Vitor Hugo que diz:


Eu afirmo que não podemos nós calar e sermos culpados por nossa negligencia, seremos lembrados disso naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário